Crato


» distância de Fortaleza: 562 km

Situada ao pé da Chapada do Araripe, Crato é considerada a ‘capital’ da região do Cariri. Por muito tempo – antes do advento da Universidade do Ceará – esteve mais ligado a Pernambuco.

Entre os seus principais atrativos naturais, além da Chapada, está a Floresta Nacional do Araripe – composta de uma imensa variedade de vegetais. O artesanato local mostra trabalhos de couro, cipó, madeira, tecidos e metal, além de doces e licores de frutas tropicais.

Crato tem muitos filhos notáveis. É de lá o professor Antônio Martins Filho, reitor fundador da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará – radicadas em Fortaleza – e a Universidade do Cariri – URCA – com sede no Crato.


Pontos turísticos

A região oferece uma enorme variedade de opções para o visitante. A melhor época para conhecer a Cascata do Sítio Rosto é entre fevereiro e junho, quando a cascata tem mais água. Para chegar lá caminha-se por cima de pedras sobre o riacho, trilhas na mata etc. A água vem de nascentes da Floresta Nacional do Araripe.

Na volta, a dica é parar no Bar Rosto, na estrada, e tomar uma cerveja bem gelada comendo um delicioso peixe frito, ouvindo música de qualidade – a trilha sonora do bar tem de Mutantes a Raul Seixas, passando por MPB e rock nacional. Lá também é possível comprar pinturas maravilhosas feitas sobre capemba de côco, de artistas da região. Às sextas-feiras o bar é point de artistas e intelectuais da região.

Outro local interessante para conhecer é o bar e restaurante Navegar-te. O local é pequeno, charmoso e tem uma clientela eclética. O bar dispõe de estantes com vários livros interessantes e os freqüentadores costumam aparecer lá para desfrutar de uma boa leitura. Localizado na entrada do Crato, o bar também realiza exposições de artes plásticas e de fotografia e toca música de qualidade.

Outro barzinho que tem seu charme e que merece ser visitado é o Ponto do Caldo por trás da URCA – Universidade Regional do Cariri.

A exposição do Crato, que acontece durante uma semana, em meados de julho (a data nunca é exata), é uma exposição de gado, materiais e equipamentos agropecuários. Mas, o que faz o sucesso mesmo são as festas e shows que acontecem na cidade durante a semana da exposição. As festas são realizadas dos clubes da cidade, como no Crato Tenis Clube, que já é tradicional, com festas e shows. No parque da exposição, são montadas dezenas de barracas que servem comidas e bebidas e atrai milhares e pessoas da região.

Todos os anos são montados bares especialmente para a ocasião, entre eles o Chá de Flor. O dono do bar, o Blandino, faz as melhores batidas da região. O nome do bar também é o nome da bebida mais conhecida que o Blandino faz – Chá de Flor, uma raizada especial. Ir ao Cariri e não conhecer o Blandino é como ir a Roma e não ir ver o papa.

Se você visitar o Crato durante a exposição, não deixe de conhecer o bar Lozetas. Lá é possível experimentar o chá do Santo Daime, só que sem o cogumelo alucinógeno.

Confira abaqixo pontos de comercialização de artesanato

Associação dos Artesãos do Crato » tel. (88) 3521.3882
Oficina de Artesãos do Crato » tel. (88) 3521.0008
Secretaria Turismo e Cultura » tel (88) 3523.2055

[ Você já esteve lá? Mande uma foto e participe da nossa Galeria do Turista ]


* informações sujeitas a alterações

Saiba Mais

dicas bacanas

» Conheça a Cascata, que tem uma queda d’água de cerca de 12 m de altura e está situada no rio Batateira, nas proximidades do Sítio Rosto. O local propicia excelente banho e uma paisagem pitoresca.

» Vá à Toca do Pajé, localizada no Sítio Bucaina, a 1 km do Clube Serrano – lá você poderá tomar banhos de bica e piscinas de água corrente.

» Não deixa de ir no Museu de História Natural da URCA (Universidade Reginal do Cariri). O Museu de Fósseis possui áreas de paleontologia, geologia, botânica, zoologia e ecomuseu.

» Visite o Centro de Pesquisa Paleontológico da Chapada do Araripe. Dono de um acervo de mil peças, está abrigado no prédio mais antigo do Crato, onde funcionou a Câmara do Senado.

» No Clube Serrano Atlético Cratense, localizado a uma altura de mais de 700 metros e a 6,5 km da cidade, o turista pode desfrutar de duas piscinas de água natural e banhos de bica.

Pontos turísticos com arquitetura antiga:

- Igreja da Sé (Matriz de Nossa Senhora da Penha)
- Palácio Episcopal (sede da Diocese do Crato e local onde nasceu Padre Cícero)
- Teatro Raquel de Queiroz – Gruta de Lourdes (construída em 1938)
- Cristo Redentor (localizado na Praça Francisco Sá)
- Estação Ferroviária (inaugurada em 08/11/1926)
- Seminário Diocesano São José (primeiro estabelecimento de ensino religioso do interior do Nordeste)
- Cruz do Século (tosco monumento de madeira, inaugurado na primeira hora do século 20)

* informações sujeitas a alterações

Onde ficar

Hotéis e Pousadas

Encosta da Serra

(88) 3521.6515

www.encostadaserra.com.br

Pasárgada Park Hotel

(88) 3523.2323 / 2251
Av. José Horácio Pequeno, s/n - Lameiro

Hotel Siqueira Campos

(88) 3521.8807
Rua Senador Pompeu, 373 - centro

Hotel Vila Real

(88) 3521.7337
Rua Bárbara de Alencar, 694 - centro

Visualize no mapa



Exibir mapa ampliado

Dicas do Turista

Ja foi neste lugar? Deixe aqui sua dica

1

Caetano

março 8, 2010 às 01:03

eu sou filho do Crato estou morando en rondonia a 20 anos este final de ano eu estarei ai no meu Crato por favor me informe de passagem em promocao ok

2

Carlos Cicero de Lacerda Alencar

abril 10, 2010 às 03:10

Como fazer para que o nosso hotel seja cadastrado em seu site, seja apresentado como uma opção para ficar? – http://www.hoteldasfontescaldas.com.br

grato

carlos cicero

3

RAMON LIMA

maio 11, 2010 às 07:28

SOU NATURAL DE JUAZEIRO, MAS MORO EM SAO PAULO,ADORO O CRATO PRINCIPALMENTE A EXPOCRATO SE DEUS QUISER ESTAREI NA DESTE ANO…

4

Edinilson

maio 22, 2010 às 17:14

sou da Bahia, de jeremoabo, cheguei no Crato em 87 a 98 tenho tres filhos q sao dai. na Expocrato estarei ai como todos os anos hoje moro em salvador

5

Thythalo

maio 23, 2010 às 00:18

sou filho de Edinilson, nasci no Crato vim pra Bahia com 3 anos de idade. este ano na Expocrato estarei ai, um abraço a todos.

6

niely

junho 24, 2010 às 00:30

Galeraaaa… tou chegando pra expo!

Beijos da alagoana mais cearense que existe.

7

Joyce, josiane

fevereiro 16, 2011 às 11:28

oi galraaaaaaaaaaaaaa! tudo blz??? to xegando por ai…

8

antonio josé do nascimento

junho 29, 2011 às 12:34

sai deste lugar a muitos anos atras, deixei toda a minha familia em crato ou araripina. não sei onde eles estão atualmente, mas gostaria muito de reencontra-los e reve-los. peço encarecidamente se alguém souber do paradelo de minha familia favor entrar em contato neste emeil. minha esposa se chama maria carmina do nascimento, e atualmente estamos morando em tocantins, fátima-to. tenho um irmão que se chama pedro nascimento, mas não sei se ainda é vivo, pois eu sou mais novo e estou com mais de 65 anos. agradeço a quem puder me dar informações do paradero de minha familia.

9

gina leite

janeiro 24, 2012 às 01:39

estou interessada em conhecer com a familia o serrano, favor me fornecer dados tipo endereço telefone de contato para obter maiores informações.
estamos localizados na cidade de milagres=ce

10

francisco

março 21, 2012 às 00:14

uma das cidades mais charmosas do interior nordestino, uma especie de recife do sertão! aproposito a relação recife-crato é unica!

11

murilo lima

novembro 3, 2012 às 01:30

saudades da minha terra qurerida e de meus amigos e familiares inesqueciveis, dentre outras coisas que sá coração sabe o quanto faz falta.

Instagram