Barbalha


» clique na imagem para abrir a galeria


[nggallery id=30]

» distância de Fortaleza: 575 km

Localizada no Vale do Cariri, Barbalha é uma cidade de ‘pé de serra’ fundada no século 18 e é conhecida por sua arquitetura antiga, parques ecológicos, balneários, artesanato e festas populares. Situada entre um enorme canavial, seus limites se confundem com a linha do horizonte e a Floresta Nacional do Araripe. Ao longo do ano, a temperatura oscila entre 13ºC e 35ºC.

A maior atração turística de Barbalha é a Festa de Santo Antonio, também conhecida como Festa do Pau da Bandeira. O evento tem uma tradição de cerca de 200 anos, acontece em junho e reúne o que há de melhor do folclore da cidade – como os grupos de Reisado, Penitentes e Zabumbas – além de barracas com comidas típicas, bares, muita arte e shows que atraem cerca de 50 mil pessoas todas as noites (mais do que a população da cidade).

Arquitetura

Das três cidades do Vale do Cariri, Barbalha é a que mais preserva edificações antigas. Ao todo, são mais de 50 construções de valor histórico, catalogadas pelo Patrimônio Histórico.

Entre eles, destaca-se o Engenho Tupinanbá, uma construção de 1830, considerado o último exemplar do nordeste de “casa grande e engenho conjugado”.

Outro exemplo típico da arquitetura colonial é o Casarão Hotel (1859). A construção abrigava senzalas no subsolo, armazéns no térreo e residência no primeiro andar.

Andando pelas ruas da cidade encontram-se várias edificações residenciais e comerciais – datadas dos séculos 18 e 19 – em estilos coloniais, ou curiosos chalés coloniais com influências do estilo alemão/suíço – como um de 1869, na rua da Matriz. Nesta mesma rua existe outro chalé do final do século 19. Ainda pelas ruas, observa-se casas com fachadas em azulejos portugueses e pisos de mosaicos antigos.

Pontos turísticos

Entre os pontos turísticos da cidade está o Balneário do Caldas, uma das raras estâncias termominerais do nordeste. O local tem cinco fontes naturais com águas de temperatura de 26ºC, além de bicas, piscinas e restaurantes.

A região também conta com pousadas. A Dona Zilda aluga quartos de sua própria casa. No fundo do quintal tem mesinhas onde ela serve comida caseira. Outra dica é a outra Dona Raimunda, que também aluga quartos e oferece um café da manhã na base do cuscuz de milho e pão com manteiga da terra.

Localizado a 10 Km do centro da cidade, o balneário fica no pedaço de Barbalha que sobe a Floresta Nacional do Araripe – uma área de proteção ambiental de 120 milhões de anos. A floresta tem, em média, 214 fontes de água e abriga animais em extinção como ema e onça pintada. Clique aqui para saber mais sobre a Floresta.

Outro ponto turístico é a Gruta de Arajara, uma gruta de formação arenítica, navegável em pequenos e leves botes de borracha. Localizada no distrito de Arajara, antigamente a gruta era aberta ao público – e hoje é propriedade particular de um complexo turístico Arajara Park. O projeto inclui aquapark e hotéis dentro de um parque ecológico. Antes de se chamar Arajara, o distrito se chamava Ubajara. Foi lá que Luiz Gonzaga, quando menino, aprendeu a tocar sanfona.

Festa de Santo Antonio

Também conhecida como Festa do Pau da Bandeira, a manifestação popular é a maior atração turística da cidade. Começa no último domingo antes do dia 4 de junho e vai até o dia 13 de junho, dia do santo padroeiro da cidade.

A festa, que existe já a cerca de 200 anos, reúne o que há de melhor do folclore da cidade – como os grupos de Reisado, Penitentes e Zabumbas – e barracas com comidas típicas, bares, muita arte e shows que atraem cerca de 50 mil pessoas todas as noites (mais do que a população da cidade). Os Penitentes são um grupo de pessoas que praticam a tradição medieval de autoflagelamento. Eles fazem isso de verdade, em locais secretos. No desfile da festa, eles aparecem com suas vestimentas típicas: roupões pretos até os pés com enormes cruzes brancas pintadas e estão todos com capuzes pretos com cruzes brancas. Vestem ainda por cima crucifixos e levam cruzes grandes nas mãos. Não levam os chicotes com que se açoitam e entoam músicas tristes.

A maior atração da festa acontece no primeiro dia: o hasteamento do pau da bandeira. Trata-se de um enorme tronco, que pesa em torno de 3 toneladas, e que é retirado todos os anos de um sítio da região. O tronco é carregado no ombro dos homens da cidade por todo o percurso até a rua da Matriz, em frente a igreja, onde se coloca uma bandeira na ponta do tronco que, por sua vez, é erguido.

O único apoio para todo o percurso é uma carroça com a ‘Cachaça do Padre’, que vai na frente dos homens carregando o pau da bandeira. Na hora do hasteamento, o tronco fica preso a um cabo de aço. Reza a lenda que quem pegar no pau da bandeira ou tomar um chá feito da casca deste tronco arranja um casamento. Durante o trajeto, enquanto os homens carregam o pau, as mulheres tentam a todo custo tocar no tronco e arrancar lascas para fazer o famoso chá, fato que dá uma característica profana à festa religiosa.

Ainda no primeiro dia de festa, acontece um desfile com todos os grupos folclóricos. É no parque da festa, onde são montadas as barraquinhas com comidas e bebidas e onde são realizados os shows de grande porte, que acontece a maior concentração de gente.

[ Você já esteve lá? Mande uma foto e participe da nossa Galeria do Turista ]

Saiba Mais

dicas bacanas

» Conheça a Estância Hidromineral do Caldas. Localizada a 20 km do distrito de Caldas, o local possui uma área de 4,5 mil hectares e atrativos como pequenos olhos d’água, 5 fontes naturais, piscinas naturais com temperatura de 26ºC, águas minerais e hipotermais. Evite conhecer o local aos domingos, dia em que a visitação é muito intensa.

» Conheça a Igreja do Rosário, construída pelos escravos em 1870. Somente em 1920 o acabamento da fachada foi concluído.

» Subindo a serra, vale a pena dar uma parada na estrada para ver o sol se por sobre todo o Vale do Cariri, passear pelas minúsculas estradas de terra que cortam a Floresta Nacional do Araripe, respirar ar puro e ouvir uma infinidade de tipos de cantos de pássaros e pedir ao guarda florestal para subir na torre de observação. De lá, por cima de todas as enormes árvores, se vê a floresta sem fim e densa até depois do horizonte. Para quem ainda não conhece a região, a dica é fazer esse passeio com um guia.

» Conheça o bar Pendência ou Baixa do Maracujá, na floresta. O passeio tem que ser feito com um guia. Lá o visitante encontra bica com água mineral e de tardezinha é possível apreciar duelos de cantadores da região. A cerveja não é gelada, apenas fria, porque a geladeira é a gás. Se tiver oportunidade, não deixe de ver a extinta e famosa Cachaça Xanduzinha, que a proprietária não vende de jeito nenhum. Xanduzinha foi cantada por Luiz Gonzaga nos versos ‘ai Xanduzinha, Xanduzinha meu xodó’.

» Antes de sair de Barbalha, não deixe de provar o delicioso doce de buriti, feito por moradoras da cidade. Lembre-se: é necessário encomendar o doce.

» Compre a cachaça Kariri com K, que vem com cajú dentro. Esse processo é feito da seguinte maneira: pega-se uma garrafa vazia e coloca-se amarrada em um cajueiro, com um cajuzinho em crescimento por dentro da garrafa (antes, se tira a castanha). Depois que o cajú cresce, é só tirar a garrafa com cajú e tudo, e levá-la para a fabrica de Kariri com K. Lá eles lavam tudo, engarrafam a cachaça e põem o rótulo. Depois de alguns anos, a cachaça fica super saborosa e suave. O difícil é encontrar garrafas à venda, mas não custa tentar.

» Conheça a feira da cidade, que acontece aos sábados na rua Princesa Isabel. O evento reúne moradores da serra, de fazendas e sítios vizinhos, que descem à cidade para comprar mantimentos. Além de ser interessante de se ver, tem roupas, animais, objetos e utensílios domésticos, oferece uma enorme variedade de especiarias que vale a pena ser vista (e comprada), especialmente pelos gourmets.

» Peça alguém para fotografar você com o canavial ao fundo.

* informações sujeitas a alterações

Onde ficar

Hotéis e Pousadas

Hotel das Fontes

(88) 3573.1066 / 3573.1105
A maior vantagem é que fica dentro do Balneário do Caldas, onde dá pra respirar o ar puro da floresta e ver muito verde pelas janelas.

www.hoteldasfontescaldas.com.br

Visualize no mapa



Exibir mapa ampliado

Dicas do Turista

Ja foi neste lugar? Deixe aqui sua dica

1

ELIENE

fevereiro 9, 2010 às 14:24

GOSTARIA DE SABER COMO É AS ACOMODAÇÕES NO CHALÉ. OK OBRIGADA.

2

Nivea

fevereiro 9, 2010 às 21:09

Eita sou suspeita a falar da cidade moro aqui, falando sério e o oásis do nordeste, muito boa mesmo se quer tranquilidade aparece aí vai ficar amarrado… tudo de bom Barbalha é

3

Edileyde

fevereiro 19, 2010 às 16:32

A melhor cidade do mundo!!! não sou de barbalha mais tenho orgulho de está morando aqui ha 1 ano. se estiver pensando em um lugar que tenha muitas riquesas naturais… venha até barbalha!!!

4

Vera

abril 1, 2010 às 16:59

sou de Barbalha mais moro no Rio de Janeiro. Amo Barbalha meu marido é daqui e sonha conhece-la.

5

maria sampaio

maio 14, 2010 às 00:16

nasci em Barbalha e amo a minha terra.moro em pacoti que é uma cidade serrana e também muito bonita, Sempre vou à Barbalha e esse ano vou pegar no pau,

6

janilson cruz

junho 15, 2010 às 23:50

nasci em Barbalha mas moro em são paulo, minha esposa é daqui e após ela ouvir algumas coisas de barbalha, ela esta me cobrando uma viagem, já já estaremos aí.

7

giullia

agosto 4, 2010 às 23:47

QUERO SABER O NOME DE 10 RUAS DE BARBALHA

8

socorro

novembro 18, 2010 às 15:00

gostaria de saber o que as pousadas oferecem e se existe pacotes promocionais, qual o valor .

9

pollyana

novembro 19, 2010 às 01:38

jÁ ESTIVE EM BARBALHA, NO ARAJARA PARK, SIMPLESMENTE NÃO TENHO PALAVRAS PARA EXPRESSAR TAMANHA BELEZA QUE AQUELE LUGAR TEM. É UM VERDADEIRO PARAÍSO. QUERO CONHECER OS OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE LÁ.

10

ana paula

janeiro 16, 2011 às 12:54

informar sobre as acomodações, quanto custa a diaria, quantas pessoas podem ficar em um quarto, se tem algum pacote promocional.

11

maria luciana

março 1, 2011 às 17:42

OLA …VIAJO A BARBLHA FIM DE MES E GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM HOTEL DENTRO DA CIDADE..por agora só encontrei o casarao hotel ,nao sei se é o unico tambem vi o hotel das fontes mas eu gostaria de ficar em um dentro da cidade..se sabem de algum outro mas favor avisar..desde já obrigado

12

GENARIO

março 28, 2011 às 00:20

BARBALHA POSSUI HOTEIS DENTRO DA CIDADE TAMBEM, O PALACE HOTEL NA RODOVIA QUE LIGA A CIDADE DE BARBALHA A JUAZEIRO E A POUSADA SÃO VICENTE NA AV PAULO MAURICIO.VENHA CONHECER NOSSA FESTA DE SANTO ANTONIO 2011.

13

Romana

julho 7, 2011 às 01:44

Olá!

estou querendo conhecer barbalha e fiquei bastante interessada nos quartos para alugar que a matéria cita. alguém sabe como entro em contato com a ‘dona zilda’ e a ‘dona raimunda que alugam quartos em casa?

Obrigada!

14

debora

agosto 26, 2011 às 10:31

Oi estou querendo saber como entro em contato com a d. zilda e d.raimunda estou indo para barbalha em setembro e gostaria de saber quanto elas cobram pela hospedagem obrigada

15

neidinha

setembro 27, 2011 às 13:05

JA ESTIVE NO HOTEL DAS FONTES NO BALNEARIO DE CALDAS E TAMBEM NO ARAJARA PARQUE, NUNCA VI LUGARES BELOS COMO ESTES

16

magna

setembro 27, 2011 às 13:31

GOSTARIA DE SABER SE TEM FOGÃO DENTRO DOS CHALÉS E PANELAS….

17

Francineide

novembro 10, 2011 às 21:50

quanto e a entrada no arajara park para grupos apartir de 30 pessoas(estudantes).

18

joao pereira da silva

dezembro 25, 2011 às 22:24

desejo receber informaçoes sobre barbalha ce

19

Crispim

dezembro 27, 2011 às 02:14

estamos procurando o sr. Jose Assilon Alves, pois sua filha (maria de fatima alves) se encontra em sp, taquaritinga (016) 3253-6307, e desde os 5 anos que nao encontra ele, ou seja, nem conhece direito. quem saber dele, ou tiver noticias, mande um recadinho por favor. deus lhe dará em dobro. a filha dele chama fatima e mora comigo, somos casados, temos uma filhinha de 11 anos (sr assilon voce tem uma netinha) temos de tudo, so queremos abraçar o pai dela, temos muitas saudades. a filha não reencontra ele mais de 33 anos e não quer morrer sem ver ele. ela esta doente, com depressão porque alem de tudo, sua mãe aqui em sp, nao quer dar amor para ela, pois criou na casa dos tios, ficarei muito grato a quem dar noticia. queremos dar um abraço e saber como ele está. se precisar iremos ver ele. mandem noticias. voces do site, por favor, ajudem ai e divulguem em radio se possivel para me ajudar, e faça o favor de mandar para prefeitura para mim, para me ajudar neste reencontro. deus lhes abençoe. Crispim… rua erasmo tafuri, 112, jd vale do sol, taquaritinga, sp. mandem alguma carta… tambem. por favor.

20

luiz c. eislfeldt

janeiro 7, 2012 às 23:24

´´BARBALHA É UM PARAISO “!!!!!!!!!!!! SOU GAUCHO MORO EM SP E FELIZMENTE CONHECI ESTA CIDADE MARAVILHOSA , MINHA ESPOSA NASCEU NO ARAJARA AO LADO DO ´´ARAJAPARK´´ MARAVILHOSO….JA COMPREI ATE UM TERRENINHO LA , VOU TODO FIM DE ANO . ´´CRATO E JUAZEIRO DO NORTE´´ …….SAO TAMBEM MARAVILHOSOS……QUEM FOR CONHECER NAO DEIXE DE CONHECER ALEM DO ARAJARAPARK TAMBEM O CLUBE DE AGUAS MINERAIS NATURAIS ´´CALDAS´´ ESTE É O NOSSO PAIS.!!!!!!!

21

LUIZ

janeiro 7, 2012 às 23:36

GOSTARIA FAZER UMA SUGESTAO AO BLOG :
OS COMENTARIOS ..´´MAIS RECENTES ´´ DEVERIAM FICAR ´´ EM CIMA ´´ EM PRIMEIRO PLANO PARA QUE FIQUE ATUALIZADO. ´´ TODOS OS BLOGS SAO ASSIM É MAIS LOGICO´´
NAO É NESCESSARIO NUMEROS NOS COMENTARIOS.
NO MAIS PARABENS PELO BLOG , MUITO BOM!

22

Paulo Augusto

janeiro 21, 2012 às 12:55

SOU CEARENSE, DE FORTALEZA, E ESTOU HA 30 ANOS EM S. PAULO. MAIS PRECISAMENTE EM ITU, INTERIOR DO ESTADO. ESTOU PENSANDO EM CURSAR MEDICINA EM BARBALHA, O QUE NÃO TINHA ANTIGAMENTE. NÃO CONHEÇO NADA DAÍ E GOSTARIA DE SABER SE É FÁCIL CONSEGUIR UMA PENSÃO OU REPÚBLICA PARA HOMENS SOLTEIROS E QUE QUEREM FIXAR MORADA EM BARBALHA, PARA ESTUDAR. SE PUDEREM ME AJUDAR, FICAREI TERNAMENTE GRATO. OBRIGADO

23

Cristhiane Simões

janeiro 21, 2012 às 23:25

Olá, quero conhecer barbalha e participar da festa de Santo Antonio- O pau da bandeira! Queria saber a data certa do hasteamento da bandeira! E a indicação de um hotel, vou levar minha mãe e meu filhinho de 2 anos!! Vi q tem alguns com piscina e agua termal. quero conhecer essa linda, pois estarei de férias. obrigada!

24

nathaia

janeiro 25, 2012 às 18:25

olaaa, realmente barbalha é muiito bom… a familia do meu pai é de la. moro em sp, mas vou sempre para la..ADORO. se pudesse moraria la. o povo pode falar que e sertao q o nordeste é isso e aquilo mas la existem verdadeiros paraisos, ao contrario de sp….

25

mirelly

janeiro 31, 2012 às 23:32

saudades da minha terra natal, realmente ela esta linda agora depois de 10 anos se ve mudou muita coisa linda. demais

26

ARMANDO JOSÉ DA SILVA

fevereiro 7, 2012 às 21:13

moro na cidade do cabo de santo, mas morei em barbalha em 1986, tenho uma filha barbalhense. pois, foi o lugar que mais goste,i amo barbalha-ce.

27

jorge

fevereiro 14, 2012 às 20:33

ok legal

28

Sandra

março 12, 2012 às 00:25

NASCI NA CIDADE DE BARBALHA , ESTOU MORANDO EM BH HA 15 ANOS MAIS ESTOU MORENDO DE SAUDADE DESSA CIDADE LINDA, EM BREVE ESTARE PASSEANDO POR LA

29

JOSÉ

março 12, 2012 às 01:48

cara amiga giullia, vou lhe passar os 10 nomes de nossa ruas, aqui em barbalha, ok!
1º rua do vidéo
2º rua divino salvador
3º rua cel. joão coêlho
4º rua da saudade
5º rua dos cariris
6º av. antônio francisco sampaio
7º rua da ajuda
8º rua 7 de setembro
9º rua zuca sampaio
10ºrua major sampaio.

querida giullia! se você quizer mais dezenas de nomes lhe passarei! venha visitar nossa linda região metropolitana, do cariri, aqui você ver coisas que no mundo só tem aqui!!!
um abraço. josé.

30

Daniel Jorge

março 18, 2012 às 23:15

Gente com uma riqueza como essa, me sinto até envergonhado em dizer qeu moro em juazeiro do norte vizinho a barbalha e nao conheço nem 1/10 do que nossa região tem a oferecer. Alguém tem um opinião de grupo ou entidade que organize passeios e trilhas ne oásis??

desde já, grato pela atenção
dannieljab@hotmail.com

31

FRANCISCO DE SALES

abril 4, 2012 às 00:58

SOU DE JOAO CAMARA-RN, PESQUISANDO NA NET ENCONTREI EM BARBALHA O ARAJARA PARK E O BALNEARIO DE CALDAS, RESOLVI IR CONHECER. JÁ FUI DUAS VEZES, SAO MARAVILHOSOS, PRINCIPALMENTO O BALNEARIO, É UM VERDADERO PARAISO.

32

milene

abril 5, 2012 às 23:09

gostaria de saber onde se toma o cha de santo antonio, em Barbalha. é somente em junho? onde posso consegui-lo?

33

CI

abril 30, 2012 às 05:34

SOU DE BARBALHA,ESTOU EM SP DESDE 84.O MOTIVO DESTA MENSSAGEM,E DE PODER LOCALIZAR UM GRANDE AMIGO QUEU PERDI COMPLETAMENTE O CONTATO.ALE SE CHAMA VALDEMIR IRMAO DE CHICOR MACHADO E ESMERINO.OBRIGADO

34

francisco jose braz

junho 9, 2012 às 16:54

eu nasci em barbalha eu amo esta terra maravilhosa de todo meu coração. meus familiares sao todos dai eu estou em manau. moro aqui ha 20 anos, mas sempre estou indo la, eu amo esta cidade

35

Fatima

junho 19, 2012 às 17:42

Estou em Natal, como chegar a Barbalha? Quero ir Na Faculdade de Medicina.

obrigada

36

Antônio Dias do Nascimento

junho 26, 2012 às 03:27

Deus foi muito generoso comigo, em permitir que eu nascesse na cidade de Barbalha. Estou em São Paulo desde 1980, aqui constitui uma família paulista que sonha em conhecer este paraíso cearense. Estudei todo meu período no Colégio Santo Antônio e deixei muitos amigos como Panticola, Luciano Araújo, Luis Araújo, Dodó, Stefferson, Marcos Sampaio e tantos outros. A todos desta linda e inesquecível cidade meu forte abraço. Até m dia Barbalha, voltarei para te ver e te abraçar.

37

denise lacerda

agosto 10, 2012 às 20:31

VOU A BARBALHA EM NOVEMBRO ONDE POEDRIA ME HOSPEDAR NA CIDADE DE BARBALHA, NÃO QUERIA FICAR EM JUAZEIRO …. PODE SER POUSADA OU HOTEL.

38

luiz ferreira frança

novembro 2, 2012 às 12:15

moro em sao paulo, mas todo ano vou praí, é um lugar especial para visitar

39

andson

dezembro 1, 2012 às 18:26

eu moro em barbalha e em toda festa do Pau da Bandeira fazemos apresentaçoes e nosso grupo é da sobef, um grupo pobre mas cheio de amor, av. leão sampaio, parque bulandeira, venham nos conheser por favor
obrigado

40

clovis fonseca

janeiro 26, 2013 às 16:26

gostaria de saber se dentro dos chalés tem : fogão, panelas, pratos etc.
ou é preciso levar ?

41

Regis Neres Campinas SP

setembro 19, 2013 às 17:13

Barbalha cidade linda pequena e acolhedora.

42

YÊDA vIDÉO

setembro 8, 2014 às 13:48

Sempre tive curiosidade com o sobrenome de minha mãe, no caso, vidéo. Sei que meu avô era do ceará e veio para o amazonas. Perdeu o contato com a família. procurando na web o sobrenome consegui encontrar na cidade de barbalha o nome vidéo. Com a grafia igual ao de minha família. você poderia me informar se existe aí família com esse sobrenome, a origem dessa palavra.

grata

Yêda

Instagram