Chapada do Araripe


» clique na imagem para abrir a galeria

Araripe

Clique aqui para Galeria de Fotos

Localizada ao Sul no Estado, na região do Cariri, a Chapada do Araripe se encontra na divisa entre o Ceará e Pernambuco e é uma reserva ecológica que reúne fontes naturais, grutas e sítios paleontológicos.

Segundo dados do Governo Estadual, as formações florestais que abundam nas serras possuem árvores com até 30 metros de altura com espécies conhecidas como ‘madeira de lei’, e vegetais de palmas pendentes -destacando-se a samambaia e algumas orquídeas. As fontes do Cariri surgem na chapada a 700 metros de altitude.


Floresta Nacional do Araripe

Datada de 120 milhões de anos, a floresta possui mil metros de altitute e abriga fósseis de dinossauros e peixes. As relíquias podem ser encontradas no Museu de Paleontologia em Santana do Cariri (cidade a cerca de 60 km do Crato). O Museu funciona de terça-feira a sábado, das 8h às 16h; aos domingos, das 8h às 14h. A entrada é gratuita.

A Floresta que tem uma enorme diversidade de pássaros, animais e vegetais, além de relíquias arqueológicas. Até poucos anos atrás era possível encontrar por lá onça pintada, extinta ilegalmente por caçadores. Em 1946, o local foi considerado reserva ecológica.

Com uma área de aproximadamente 250 km de comprimento por 30 km a 60 km de largura, a Floresta do Araripe é área de proteção ambiental e possui cerca de 214 fontes de água.


As cidades da região

Além das principais cidades – Crato e Barbalha, situadas no pé da serra, e Juazeiro do Norte – também vale a pena conhecer Santana do Cariri, Missão Velha e Jardim, todas com ótima infraestrutura para receber os visitantes. Em Nova Olinda vale visitar o Sítio Zabelê onde há um restaurante de comidas típicas e várias atrações para crianças. Em Santana do Cariri é obrigatória a visita ao Museu dos Fósseis.

A cidade do Crato oferece uma enorme variedade de opções para o visitante, entre elas a Cascata do Sítio Rosto, cuja vem de nascentes da Floresta Nacional do Araripe.

A 60km de Crato está a cidade de Exu, cidade natal de Luiz Gonzaga. Lá no local da casa onde ele nasceu e viveu hoje há um museu sobre sua vida. Fundamental para se conhecer mais detalhes da vida deste nobre nordestino.

Outro ponto turístico da região é o Balneário do Caldas, a 10 km do centro de Barbalha. O local tem cinco fontes naturais com águas de temperatura de 26° C, além de bicas, piscinas, restaurantes e o Hotel Bom Jesus do Caldas (tel. 88 – 3573.1133).

Juazeiro, a meca do Padre Cícero Romão Batista, é o maior centro de romarias do Ceará e sede dos melhores hotéis da região do Cariri.

[ Você já esteve lá? Mande uma foto e participe da nossa Galeria do Turista ]

Saiba Mais

dicas bacanas

» Pare na estrada, na subida da serra, para ver o pôr do sol por sobre todo o Vale do Cariri, passear pelas minúsculas estradas de terra que cortam a floresta, respirar ar puro e ouvir uma infinidade de tipos de cantos de pássaros.

» Peça ao guarda florestal para subir na torre de observação. Lá de cima, sobre todas as enormes árvores, é possível observar a floresta sem fim e densa até depois do horizonte.

» Se tiver medo de altura, não vale a pena arriscar para contemplar o visual de cima da torre. O vento é muito forte e o elevador é manual.

» Contrate um guia para passear na floresta. Quem não conhece bem a região corre o risco de se perder.

» Conheça o bar Pendência ou Baixa do Maracujá, na floresta. O passeio tem que ser feito com um guia. Lá o visitante encontra bica com água mineral e, de tardezinha, é possível apreciar duelos de cantadores da própria serra. A cerveja não é gelada, apenas fria, porque a geladeira é a gás. Se tiver oportunidade, não deixe de ver a garrafa da famosa cachaça Xanduzinha, que não é mais fabricada e que a proprietária não vende de jeito nenhum. A cachaça foi cantada por Luiz Gonzaga nos versos “ai Xanduzinha, Xanduzinha meu xodó”.

Onde ficar

Hotéis e Pousadas

Balneário do Caldas

(88) 3573.1066 / 573.1105

Hotel Bom Jesus do Caldas

(88) 3573.1133

Visualize no mapa



Exibir mapa ampliado

Dicas do Turista

Ja foi neste lugar? Deixe aqui sua dica

1

Carlos Cicero de Lacerda Alencar

abril 10, 2010 às 03:13

é possivel inserir o nosso site em seu onde ficar? http://www.hoteldasfontescaldas.com.br

2

Dreno Viana

janeiro 29, 2011 às 14:50

Não deixem de conhecer tambem “o sitio pinheiro” na cidade de barbalha/ce

3

Junior

março 14, 2011 às 17:10

Sim, já passei de passagem, o lugar é ralmente incrivel e faz um friozinho gostoso.

4

paulo

abril 16, 2011 às 23:58

muito bom

5

cledson moreira

setembro 1, 2011 às 13:33

onde tem uma grande gruta tambem bastante conhecida é no distrito de brejinho, araripe/ce, ela muito visitada recomendo p/ todos., boas ferias.

6

Flávio Ribeiro

novembro 15, 2011 às 14:27

Tenho amigos no crato já fui varias vezes em caldas e tenho que ADMITIR o ceara é muito bom cada vez que ando lá me surpreendo mais, recomendo a todos ……

7

wesley

janeiro 13, 2012 às 22:30

eu moro perto passo o maior tempo na CHÁCARA da minha tia la e munto bom e muito AGRADÁVEL, faz um FRIOZINHO gostoso e bom pra dormi la na chapada

8

pâmela keLLy holanda brito

fevereiro 14, 2012 às 18:25

Olá. Eu gostaria de saber se para acampar na chapada do Araripe, precisa falar com alguém, se há um grupo especializado, ou se a gente escolhe o dia e, simplesmente vai, por conta própria. Se sim, por favor, me mande um telefone ou e-mail em que eu possa entrar em contato, com alguém que cuide dessa parte dos acampamentos. Eu e um grupo de amigos queremos ir acampar na chapada, nas férias, mas, não temos muitas informações sobre como funciona o acampamento lá. Alguém pode me ajudar, e me conceder algumas informações, por favor. Obrigada.

P.S: Não estou procurando nenhum acampamento próximo a chapada do Araripe, eu e meus amigos, pretendemos acampar ao ar livre. Somos apenas 10 pessoas. Ah, e por favor, informem-me também, sobre qualquer animal perigoso que houver na chapada e, rios, lagos, açudes, cachoeiras ou corregos, que houverem próximo a chapada. Enfim, todas as informações possíveis, quanto a possibilidade de um acampamento na chapada do Araripe. Por favor, envie-me a resposta, o mais rápido possível, para o e-mail a seguir: palomakarenrbd@hotmail.com (letras minúsculas). Obrigada pela atenção.

9

Daniel JOrge

março 18, 2012 às 22:48

oi gente, tenho mesmo interesse da pâmela, gotaria de saber se ha algum grupo ou entidade que adminstra o park e que organize o passeio pelas trilhas e acampamentos,
Moro no Juazeiro, e gostaria de conhecer primeiro nossas belezas naturais…

desde já, grato pela atenção
dannieljab@hotmail.com

10

jusiele

abril 26, 2012 às 20:30

que legal

11

Fabio

maio 30, 2012 às 00:24

Gostaria de saber onde encontro um mapa turístico com as estradas que cruzam a chapada do araripe
Obrigado
Fabio

12

Flávio Ribeiro

fevereiro 2, 2013 às 18:17

OLÁ Pamela e Daniel, desculpe por responder tão tarde. Mais tem uma sede do ibama lá na floresta do araripe alguns amigos meus já acamparam lá e me disseram que foi massa muito bom e que tbm faz muito frio lá mais vale a pena conferir e sobre os animais foi tudo tranquilo tem CÓRREGOS e CACHOEIRAS a vontade comunique aos guardas florestais do ibama que vai acampar assim eles irão te orientar melhor e nunca esqueça de dizer quantos dias vão ficar pois qualquer coisa eles estão atentos bom acampamento e JUÍZO tchau…

13

fernando

março 2, 2013 às 12:06

como faço para entra em contato com o ibama da chapada para pedir INFORMAÇÕES sobre os acampamentos. se tem um guia, o que pode levar, quanto tempo pode ficar na floresta e etc. obrigado.

14

ellen

junho 5, 2013 às 05:59

como faço para entra em contato com o ibama da chapada para pedir INFORMAÇÕES sobre os acampamentos. se tem um guia, o que pode levar, quanto tegmpo pode ficar na floresta e etc. obrigado.  *

15

givaldo martins do santos

novembro 2, 2013 às 14:46

adoro minha terra querida

16

Laisa costa

fevereiro 23, 2014 às 14:36

nunca fui lá mas deve ser legal

17

Manoel Jesus

fevereiro 24, 2014 às 01:29

quem não gosta da floresta não ama a Deus,sou de Várzea Alegre e gosto do Crato

Tv Roteiro

Uma visita ao Theatro José de Alencar

Dicas do Turista

Instagram