Serra da Ibiapaba


» clique na imagem para abrir a galeria

Ibiapaba

Clique aqui para Galeria de Fotos


Altitude »
de 700 a mais de 900 metros
Ponto mais alto » Guaraciaba do Norte

A Chapada da Ibiapaba tem como principais pontos turísticos as cidades de Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Com a temperatura oscilando entre 19ºC e 30ºC, a região conta com atrativos naturais como as cachoeiras Cana Brava, São Gonçalo e Sete Quedas; o Parque Cachoeira da Floresta, em Tianguá; as cachoeiras Pirapora, Tarumã Sítio do Gerson/Pilões, em Viçosa do Ceará; e a famosa Gruta de Ubajara, localizada dentro do Parque Nacional de Ubajara e considerada pela Embratur como a principal atração turística das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Veja abaixo as principais cidades da região.

Tianguá
distância de Fortaleza » 304km
acesso » BR 222

Localizada na chapada da serra da Ibiapaba, a cidade é cortada pela rodovia Fortaleza/Teresina e seu clima, com temperatura média de 20ºC, atrai visitantes dos estados vizinhos.

A principal atividade de Tianguá é a agricultura: produz rapadura e cachaça. Oferece inesquecíveis banhos de cascatas nas grutas e seus arredores. A famosa feira de Tianguá acontece três vezes por semana: sexta-feira para a venda de animais, sábado para a venda de peixes e domingo de produtos agrícolas.

Ubajara
distância de Fortaleza » 320km
acesso » BR 222/CE 187

A cidade sedia a principal atração turística da região: a Gruta de Ubajara, localizada no Parque Nacional de Ubajara – o menor do Brasil, com 563 hectares. O trajeto da visita pode ser feito a pé – através de uma trilha natural – ou por teleférico. A visita, feita com o guia do Ibama, dura de 40 minutos a 1 hora. Além de boa infraestrutura de hotéis, a cidade oferece ao visitante diversas trilhas ecológicas e cachoeiras.

Viçosa do Ceará
distância de Fortaleza » 334km
acesso » BR 222/ CE 187

A cidade guarda um mundo de histórias ligadas à colonização do Ceará e foi edificada pelos jesuítas num dos lugares privilegiados na cordilheira. A igreja matriz é um dos monumentos históricos mais importantes construídos pelos jesuítas e serve de base à civilização da província do Ceará.

Atualmente uma nova atividade se agrega à atividade agrícola dominante em Viçosa: o cultivo de flores.

Saiba mais sobre a região em www.ibiapaba.org.br

[ Você já esteve lá? Mande uma foto e participe da nossa Galeria do Turista ]

Saiba Mais

dicas bacanas

» Visite a Cachoeira da Floresta, em Tianguá, apropriada para a prática de rapel

» Prove a culinária típica da região: licores, compotas e a tapioca, entre outras delícias

» Pegue o teleférico para visitar a Gruta de Ubajara e se encante com a visão do parque, a 535 metros de altura

» Conheça a Cachoeira do Boi Morto, localizada no distrito de Jaburuna, a 13 km de Ubajara

» Banhe-se na Bica do Cafundó, que fica dentro do Parque Nacional de Ubajara e tem acesso por trilha. Mergulhe também na Cachoeira do Frade, situada em uma área de transição entre o verde da serra e o seco do sertão

» Fotografe o Parque Nacional de Ubajara. Criado em 1959, o local conta com grutas, precipícios, cachoeiras e vegetação exuberante

» Mergulhe nas piscinas naturais do Rio das Minas, formado pelas águas das cachoeiras do Cafundó, do Murimbeca, da Gameleira e do Gavião.

* informações sujeitas a alterações

Onde ficar

Hotéis e Pousadas

Serra Grande Hotel

(88) 3671.1818 / 3671.1477
Tianguá

www.serragrandehotel.com.br

Neblina Park Hotel

(88) 3634.1270
Ubajara

www.neblinaparkhotel.com.br

Hotel Brisa da Lagoa

(88) 3632.1303 / 3632.1508
Viçosa do Ceará

Sítio do Alemão

(88) 9961.4645

www.sitio-do-alemao.20fr.com

Visualize no mapa



Exibir mapa ampliado

Dicas do Turista

Ja foi neste lugar? Deixe aqui sua dica

1

Francisco cezar

outubro 6, 2009 às 15:59

passei um pernoite na pousada da neblina, dias 26/27 de setembro de 2009, fui a uma festa de casamento na pousada, por isso ficamos no hotel, o quarto chamado de ouro nº 105 que era considerado melhor que os outros, achei um absurdo não tinha tv, frigobar, toalhas, panos de chão e imagina só nem tabua do vaso. tivemos que ficar ligando ou indo a recepção pra ficar solicitando isso, e nem assim conseguimos tudo só as toalhas. não recomendo a ninguem essa pousada.

2

Ulisses Teles Gomes

novembro 28, 2009 às 11:38

Olá! Vou constantemente à Serra da Ibiapaba, considero o lugar mais belo que visitei, e olha que já fui pra Europa e pra América do Norte, sempre me hospedo na pousada Gruta de Ubajara , tel.: 88 3634 – 1375 fica localizada próximo ao parque nacional, indico mesmo esse ótimo estabelecimento.

3

Isaac Prado Ramos

março 17, 2010 às 21:12

um dos lugares mais lindos do nordeste e ha quem diga que um dos mais belos do brasil. dotada de rutas, cavernas, paredões e do maior açude sobre uma cuesta do mundo. a serra da ibiapaba não se destaca apenas pelo seu aparato fisico, mas tambem por características socias como a imensa hospitalidade da população local.
recomendo esse destino para um tur de férias!!!!!

4

antonio andrade de aguiar

maio 10, 2010 às 18:09

sou natural de ubajara e moro ha 30 anos em brasilia mas vou todo os anos para a região e sempre visito a gruta. é um lugar muito bonito e agradavel de um povo hospitaleiro. recomendo a todos os turistas que visitam o ceara que deem um pulo ate a gruta pois com certeza não vão se arrempender. o lugar e muito lindo. desde de ja agradeço um abraço.

5

denis raimundo de oliveira

junho 27, 2010 às 21:52

Sou estudante de geografia, tive em Viçosa do Ceara e Ubajara, um dos lugares mais lindos do nordeste e ha quem diga que o nordestino vive na seca e comendo lagartos não sabe que tem lugares com altitude de 700 a mais de 900 metros. dotada de grutas, cavernas, paredões e do maior açude sobre uma cuesta do mundo. A serra da ibiapaba não se destaca apenas pelo seu aparato físico, mas também por características sócias como a imensa hospitalidade da população local.
recomendo esse destino para um turismo e estudos !!!!!

6

elano junior

outubro 23, 2010 às 22:46

sou de ubajara mas tou morando em barbalha, e sei que o frio da serra faz falta,mas existe o unico lugar do ceara uma beleza que poucos conhece por falta de investimentos do governo espero que os prefeitos dessa regiao colaborem com o desenvolvimento das cidades da serra,me espera ubajara, ja tou voutando

7

carlos alberto

abril 19, 2011 às 14:52

gostaria que alguem me informasse se existe proximo a guaraciaba do norte, uma localidade chamada croata

8

TATYANE \ KARLA

abril 25, 2011 às 11:58

SOMOS DE UBAJARA ONDE HA MUITAS BELEZAS NATURAIS, ONDE PODEMOS ENCONTRAR VARIOS TIPOS DE TURISMO…….

9

valter daniel

abril 29, 2011 às 13:16

Sou de Tianguá,e queria aqui informar que em tianguá, além das belezas naturais existentes, a cidade ainda com uma boa estrutura: hoteis, pousadas, restaurantes,bares e ainda um famoso sítio ecológico (Sítio do Bosco). onde acontece eventos como: lual, voos de parapentes, asa delta etc.

10

erlando da silva

maio 26, 2011 às 21:23

SOU DE VIÇOSA QUERIA INFORMAR QUER É BELO LUGAR DE SE MORAR, PELA BELEZA DE PAISAGENS, POVO HOSPITALEIRO, LINDOS PONTOS TURISTICOS, CLIMA MARAVILHOSO, AGRADAVEL, CACHOEIRAS LINDAS, PONTOS DE ASA DELTA ETC.

11

Mosoco Evanovich

junho 12, 2011 às 16:22

Realmente uma região exuberante com um conjunto de fatotes positivos que vai do natural ao econômico. Sou geógrafo de belém do pará e conheço quase toda a região e sempre que posso vou a esse lugar maravilhoso do ceará. Recomendo a todos que pretendam fazer um turismo fantástico, visite todas as cidades da região da ibiapaba, a começar por tianguá…. e não esqueça dos licores e doces da região…
mosoco evanovich

12

Mosoco Evanovich

junho 12, 2011 às 16:32

OI FRANCISCO CESAR,
A POUSADA NEBLINA POSSUI UMA BOA INFRAESTRUTURA DE HOSPEDAGEM A NÍVEL DE BRASIL. JÁ ESTIVE LÁ VARIAS VEZES E O QUE A CONTECEU COM VC ACHO QUE FOI APENAS UM “ACIDENTE” DE TURISMO. SOU GEÓGRAFO DE BELÉM DO PARÁ E CONHEÇO UM POUCO DO BRASIL E O NORDESTE ESTÁ BEM EQUIPADO PARA O TURISMO DIGA-SE DE PASSAGEM.
A POUSADA NEBLINA É O MELHOR LUGAR PARA SE HOSPEDAR EM UBAJARA!!!

13

EMERSON COSTA

agosto 6, 2011 às 05:51

Olá pessoal, sou de Fortaleza e ja tive o prazer de conhecer essa belíssima região, fiquei hospedado na neblina e ao contrário do Sr. Francisco, fui muito bem recebido e atendido e olha q não fiquei na categoria ouro como ele ficou, fiquei no quarto prata, mas reforçando a OPINIÃO anterior, foi apenas um acidente de turismo, hoje trabalho com turismo e estou retornando a esse lugar com um grupo, para apresentar a cada um deles esse ótimo lugar, e ainda digo mais, a mais bela e rica em belezas naturais entre as serras do Ceará.

14

janaina miranda

agosto 9, 2011 às 15:14

oi sou de teresina-pi. ha alguns meses estou pesquisando sobre as cidades de ubajara, viçosa, tiangua e jeri, gostariade saber distancias entre elas,pois quero fazer uma viajem onde eu possa conhcer as quatros de uma vez só,ja enviei e-mail para varias pousadas querendo valores,mas nunca recebi respostas, gostarias de saber valores pra essas cidades! agradeço o maior numero de informaçoes possiveis.

15

eunice

agosto 22, 2011 às 13:52

bom dia janaina, sou piauiense e conheço essas cidades, a distância de uma pra outra chega a ser de no máximo 15, 20 km. todas são bem aconchegantes. jeri é a mais distante. aproveite essa viagem e conheça camocim.

16

eliane rosa

agosto 26, 2011 às 23:47

conheci esta cidade pela tv globo, achei linda, quem sabe ainda vou curtir este paraíso

17

antonio neris campos

agosto 28, 2011 às 02:11

TENHO MUITO ORGULHO DE SER NATURAL DE UBAJARA-CE/ESTE LUGAR LINDO E MARAVILHOSO /POR SUAS PAISAGENS/MATAS /PASSAROS ENFIM UM CONJUNTO DE BELEZAS NATURAIS /SEM FALAR EM UM POVO BOM E FELIZ QUE AI VIVE/MORO ATUALMENTE EM BSB-DF. UBAJARA POR ENQUANTO SO SAUDADES/UM ABRAÇO A TODOS /JOAO BATISTA/JOSE MARIA /FAMILIARES /PADRE TARCISIO ENFIM A TODOS
AQUELE ABRAÇO./TERRA LINDA E MARAVILHOSA

18

Antonio Santos

setembro 20, 2011 às 20:18

Sou de Brasília, mas moro aqui! É uma quebra de paradigmas mesmo. Tranquilo por estar um pouco “longe do mundo”. Falta muitas coisas ainda, mas é reflexo natural do seu perfil como região. Na perspectiva do James Lovelock em relação ao mundo e sua evolução (ou involução, caso queiram), por aqui é onde se encontrarás com a paz em qualquer esquina.

Abraço

19

Edson

novembro 17, 2011 às 17:13

GOSTEI MUITO DE PASSEAR NA SERRA E DAS POUSADAS

20

elias

novembro 29, 2011 às 21:44

gostaria de passar o revelion na serra a ibiapaba e gostaria que alguém me desse um dica de onde eu vou encontrar uma festa legal,de preferencia em clube

21

Neuza Souza

janeiro 30, 2012 às 18:54

Gostaria de saber se existe algum lugar de acampamento na serra.

22

Iranildo de Sousa Ferreira

fevereiro 10, 2012 às 00:40

Gostaria de saber porque minha cidade, Ibiapina, não se encontra nesta página visto que Ibiapina tem um papel fundamental na região, pois possui a nascente o Rio Jaburú, cacheiras, fontes de água mineral, florestas preservadas e formação rochosas que oferecem um verdadeiro jogo de luz e sombras, onde a natureza mostra todos os seus mistérios, que podem ser conferidos em trilhas, verdadeiras obras de arte.

Como Parlamentar Mundial da Água, World Youth Parliament for Water, solicito a inclusão de Ibiapina neste site inclusive a cidade lançará uma campanha nacional e mundial para o desenvolvimento turístico.

Desde já agradeço.

23

Lourissandra

fevereiro 23, 2012 às 18:08

OLA,

ESTOU PRETENDENDO CONHECER A SERRA DA IBIAPABA/CE NO MES DE MAIO/2012,

GOSTARIA DE UM PASSEIO COMPLETO AS CIDADES DA REGIAO,

A ESTADIA PRETENDIDA É DE TRES DIAS, GOSTARIA DE INFORMAÇOES SOBRE PACOTES TURISTICOS.

obrigada.

24

fernando

março 10, 2012 às 13:02

Iranildo, tudo bem com você?
Acho que posso responder sua pergunta e sua indignação por ibiapina não constar no rol dessa reportagem. apesar de possuir todo esse campo natural de belezas conforme você mesmo relatou falta incentivo por parte dos administradores de promover a sua cidade. falta investimentos dos empresários de ibiapina, falta desenvolvimento, oportunidades de trabalho para o jovem. enfim, acredito eu que falta tudo isso para que sua cidade e até mesmo são benedito merecerem o valor que todas as cidades da serra da ibiapaba merecem. ipu não era lá essas coisas, hoje vemos um grande investimento nesse municipio, apesar de já existir a bica do ipú, outros investimentos estão acontecendo: hotelaria, restaurantes, etc.

Caro iranildo, forte abraço e vamos torcer por nossos representantes e seus auxiliares(secretários) pensarem um pouco mais no desenvolvimento dos seus municipios.

abraço

25

GLAUCIA MARIA PIRES PACÍFICO

março 11, 2012 às 22:05

MEU PAI NASCEU EM BATURITE-CE E MINHA MÃE EM CUSTODIA-PE. EU SOU DE RECIFE. EM FEVEREIRO DE 1978 FUI COM MEU MARIDO PASSAR O CARNAVAL EM FORTALEZA, APÓS A FOLIA, RESOLVEMOS IR ATÉ TERESINA SOMOS APAIXONADOS PELO NE. NO MEIO DO CAMINHO CONHECEMOS ESTA REGIÃO BELISSIMA, FOMOS A GRUTA DE UBAJARA A CACHOEIRA DO BOI MORTO A CIDADE DE VIÇOSA E TIANGUÁ, JÁ RETORNAMOS MAIS TRES VEZES E CADA VEZ ENCONTRO UMA NOVA ATRAÇÃO.

26

luana

abril 10, 2012 às 13:21

já fui a tianguá e adorei a cidade é linda,sempre vou querer voltar

27

gustrarrao@hotmail.com

maio 20, 2012 às 19:53

eu acho essa Viçosa muito linda

28

Ailca Montezuma

julho 3, 2012 às 14:22

sou guia de turismo, já fiz várias visitas à Tianguá e sua proximidades e voltaria lá mil vezes se pudesse. O clima, a mata, os animais, o sítio do bosco, lugar maravilhoso para curtir a natureza.

29

Jacqueline

julho 10, 2012 às 14:27

fui a ubajara para um casamento em junho. fiquei na pousada gruta de ubajara e ela não deixa nada a desejar do hotel neblina, os quartos tem banheiro, tudo muito limpo e organizado, inclui um café da manhã que por sinal, é excelente. não tem ar condicionado, ou frigobar, mas toalhas, lençol, tudo muito simples, mas serviço de primeira, eu super recomendo. sem falar do dono, sr.gomes, que é super simpático.

30

daniele

julho 11, 2012 às 22:16

as setas com os comentarios sobre a serra da ibiapaba deveriam estar apontadas p/ cima, pois lá tudo de boooooooooooommmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!

31

izaele

julho 29, 2012 às 23:18

sou guia de turismo, já fiz várias visitas à Tianguá e sua proximidades e voltaria lá mil vezes se pudesse. O clima, a mata, os animais, o sítio do bosco, lugar maravilhoso para curtir a natureza.

32

Cid Gomes

setembro 7, 2012 às 01:13

sem duvida uma das melhores opções turisticas brasileiras. sensação de liberdade e paisagens inenarraveis. venha conhecer a serra da ibiapaba você tambem!

33

BeNJAMIM

setembro 7, 2012 às 20:27

OLÁ PESSOAL, GOSTARIA DE SABER SE AS FONTES CACHOEIRAS TEM AGUA O ANO INTEIRO. GOSTARIA DE IR AGORA EM OUTUBRO, COMO SEI QUE CHOVEU POUCO ESSE ANO TENHO DUVIDAS DE COMO ESTÁ LÁ, ALGUEM PODE ME DIZER?

34

Lisboa

setembro 9, 2012 às 15:26

Sou de bananeiras-pb, cidade de serra maravilhosa. Estive recentemente na cidade de viçosa do ceará, e afirmo com toda certaze, lugar maravilhoso e encantador, acima de tudo limpa e organizada pena que foi muito rápido, mas vou voltar com certeza, quem sabe morar!

35

dIANA

outubro 14, 2012 às 12:18

amamos a serra da ibiapaba. nossas dicas:
em ubajara: cachoeira do frade e parque nacional de ubajara.
em tianguá: sítio do bosco
em viçosa: cachoeira da pirapora e a cidade, etc
em carnaúbal: cachoeira dos espanhois e balneário da cidade
hospedagem boa e barata na serra: em ubajara a pousada senhor da canoa no centro da cidade
vejam mais no blog: mochileirosecampistas.blogspot.com.br

36

erik

dezembro 7, 2012 às 20:37

essa e a serra mais bonita que eu vi

37

jane

fevereiro 13, 2013 às 15:02

PRetendo fazer excurçoes com pessaos da terceira idade e familias em geral sou de fortaleza e gostaria de leva-los em Ubajara pis acho um encanto aquela cidade mais procuro locais para deixa-los confortaveis seguros e que possam usufruir de um paseo prazeroso e cheio de emoçoes.sE VCS TIVEREM COMO ME FORNWCER NOMES DE BALNEARIOS, POUSADAS,PARA DOIS DIAS SO PARA PASSEIOS RAPIDOS MAIS QUE POSSA FICAR MARCANTE PRA TODOS.aGRADEÇO.oBRIGADA.

38

Isabel

fevereiro 22, 2013 às 21:45

Na minha proxima viagem ao brasil estou a pensar conhecer o ceara, mas tambem gostaria de Fazer passeios pelo interior e ver a agricultura e agropecuaria. Sei que ha culTivos que nunca vi. Sera que e possivel sem alugar Carro? Agradecida Isabel

39

THAYSLANE

maio 24, 2013 às 14:52

FUI PARA FORTALEZA E ADOREI IR PARA CANINDÉ, VI A GRUTA, VI A ESTÁUA DE SANTO ANTONIO. É LINDO, ELE É ENORME, VI MUITOS SANTOS E SANTAS, TUDO ERA LINDO. APROVEITE E VA PARA FORTALEZA VC TAMBEM BEIJOSSSSSSSSSSS

40

RAIMUNDO

junho 7, 2013 às 20:09

EU GOSTARIA MUITO DE CONHECER

41

rafael duarte

novembro 7, 2013 às 21:08

BOA TARDE, EU E MINHA NAMORADA ESTAMOS NOS PROGRAMANDO PARA EXPLORAR OS MELHORES DESTINOS PARA VIAJAR DO CEARÁ, UMA VEZ QUE SERÁ UM PRATO CHEIO PARA SUA FACULDADE DE TURISMO, CONCERTEZA, TAMBEM PARA NOS DIVERTIMOS E CONHECER LUGARES NOVOS. gOSTARIA DE QUE ME DESSEM UMA DICA DE QUAIS OS MELHORES LUGARES, QUANTOS QUILOMETROS DE FORTALEZA E AS POUSADAS DOS DETERMINADOS LUGARES E TELEFONES

42

antonio geraldo moreira magalhaes

fevereiro 3, 2014 às 15:29

essa viçosa e muito linda cara nao existe cidade melhor para passar as ferias cheias de pontos turisticos e de masssss mesmo muito linda viçosa

Tv Roteiro

Uma visita ao Theatro José de Alencar

Dicas do Turista

  • Twitter: roteiroceara

  • Tag Cloud

  • Instagram