Fortaleza

Favorito

Fortaleza: uma das capitais mais visitadas do Nordeste | Filipe Magalhães

Fortaleza: uma das capitais mais visitadas do Nordeste | Filipe Magalhães

 

O Ceará reflete a principal característica de seu povo – a hospitalidade. É por isso que as pessoas que visitam o Estado se sentem em casa. São 145.693 quilômetros quadrados de praia, serra e sertão que fazem do Ceará um dos principais roteiros turísticos do Brasil e do mundo.

Fortaleza, a capital do Ceará, é uma metrópole moderna que oferece aos seus milhares de visitantes diversão garantida e uma infinidade de atrações turísticas.

Praia do Futuro: uma das delícias de Fortaleza | Christian Brandão

Praia do Futuro: uma das delícias de Fortaleza | Christian Brandão

 

Praia do Futuro, em Fortaleza | Tina Magalhães

Praia do Futuro, em Fortaleza | Tina Magalhães

 

Praias de Fortaleza
Além do alto astral que lhe é peculiar e do verão o ano inteiro, Fortaleza oferece 30 quilômetros de praias para todos os gostos. As mais conhecidas são a Praia do Futuro, a 11quilômetros do centro da capital, perfeita para mergulhos e com excelente infraestrutura de bares e barracas com restaurantes. A bucólica Praia de Iracema, com seus bares e restaurantes, é conhecida pela noite agitada e é lá que fica a Ponte dos Ingleses – um dos cartões postais de Fortaleza – e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, rodeados de bares e restaurantes.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura | divulgação

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura | divulgação

 

Feirinha de artesanato da Beira Mar  em Fortaeza

Feirinha de artesanato da Beira Mar funciona todos os dias | Setur

 

A avenida Beira Mar, que concentra os principais hotéis da cidade, também é repleta de bares, restaurantes e outras opções de lazer. É la que acontece a famosa Feirinha de Artesanato, todos os dias, a partir das 17 horas. Não podem ficar fora do roteiro do visitante a Praça do Ferreira, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, a Catedral Metropolitana, o Mercado Central, o Theatro José de Alencar, o Passeio Público e a Estátua de Iracema. Fortaleza também orgulha-se do maior parque ecológico urbano da América Latina – o Parque Adahil Barreto (Parque do Cocó), que margeia o rio Cocó e desemboca no mar.

 

Confira abaixo as dicas para você conhecer e se divertir em Fortaleza.

TV Roteiro »
Passeio de escuna pela orla de Fortaleza »
Uma visita ao Theatro José de Alencar »
Conheça a feirinha de artesanato da Beira Mar »
Conheça a casa onde nasceu o escritor José de Alencar »

Veja também:
11 programas para fazer em Fortaleza »

[ Você já esteve em Fortaleza? Mande uma foto e participe da nossa Galeria do Turista ]

Veja oferta de hotéis em Fortaleza »

Saiba Mais

O que fazer em Fortaleza

Além da beleza natural, há muito o que ver em Fortaleza: prédios históricos, monumentos, praças, museus, parques, teatros e centros culturais. Abaixo você encontrará dicas sobre os principais pontos turísticos da cidade. Para ter mais detalhes, endereços e horários de funcionamento, confira opções de passeios no canal GUIA (acima, no menu).

Beira Mar



Uma das avenidas mais movimentadas e Fortaleza é a Beira Mar, que concentra os principais hotéis da cidade e é onde turistas e a população local caminham pelo calçadão repleto de bares, restaurantes e outras opções de lazer.

É na avenida Beira Mar, também chamada de Volta da Jurema, que acontece todas as noites uma grande feira de artesanato. Também é de lá que saem os passeios de saveiro pela costa da cidade, um roteiro imperdível onde é possível avistar pontos turísticos como o Cais do Porto, o Museu do Jangadeiro, a Praia Mansa, a Praia do Mucuripe, a Igreja de São Pedro.

Praia de Iracema


A Praia de Iracema abriga a arquitetura mais antiga da cidader. É lá que funciona o Dragão do Mar, um centro cultural e de entretenimento – cafés, cinemas, teatro, livraria, espaços para exposições culturais e planetário. O nome de Dragão do Mar é uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, pelo seu engajamento na luta pala libertação dos escravos. O Centro Dragão do Mar tornou-se um ícone da cidade.

Também é na praia de Iracema que fica a Ponte dos Ingleses, um dos cartões postais de Fortaleza que reúne pessoas de todas as idades e proporcionado um pôr-do-sol único e imperdível.

Hospedagem


Fortaleza oferece uma excelente infra-estrutura hoteleira, com opções para todos os bolsos.

Instalações de ótima qualidade estão espalhadas pelos principais bairros da cidade, mas é na avenida Beira Mar que estão concentrados os principais hotéis cinco estrelas. Confira os principais hotéis da cidade em Hospedagem, no menu acima.


A região é bastante central e, estando lá, é fácil se locomover para outros pontos da cidade – além disso, é da Beira Mar que saem as vans que transportam turistas para praias mais distantes.


O turista que prefere ficar longe da agitação da cidade e pretende passar uma temporada mais calma, deve considerar a possibilidade de se hospedar em praias próximas a Fortaleza, como Porto das Dunas, que fica a apenas 20 minutos do centro da cidade.

Onde ficar

Hotéis e Pousadas

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Tel.

Compras

Endereços para compras em Fortaleza


O Ceará é conhecido pela beleza de seu artesanato, herança de colonizadores europeus, escravos africanos e índios. Renda de bilro, filé, labirinto, bordado, cerâmica, couro ou palha.


Tão bonito quanto as peças é ver o trabalho dos artesãos e artesãs de todo o Estado que, com mãos habilidosas, transformam matéria bruta em delicadas peças decorativas, jogos de cama e mesa ou em roupas.



TV Roteiro » v
eja um vídeo do Mercado Central

Veja abaixo os principais pontos onde encontrar peças de artesanato, arte popular e também os endereços dos principais shopping centers da cidade. * informações sujeitas a alterações

Artesanato

Monsenhor Tabosa

Av. Monsenhor Tabosa – Praia de Iracema
Segunda a sexta, das 8h às 19h; Sábados, das 08h às 15h

Centro Cultural de Artesanato do Ceará – CEART

Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota, tel. (85) 3101.1625

www.ceart.ce.gov.br

Centro de Turismo - CETUR (antiga-Emcetur)

Rua Senador Pompeu, 350 – Centro, tel. (85) 3101.5508
segunda a sábado, das 7h às 18h; aos domingos, 7h às 12h

Feira de Artesanato da Beira Mar

Avenida Beira Mar
segunda a domingo, das 16h até meia-noite

Mercado Central

Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro, tel. (85) 3454.8586
segunda a sexta, das 7h às 18h; sábado, das 8h às 16h; domingo, das 8h às 13h

www.mercadocentralfortaleza.com.br

shopping centers

Shopping RioMar

Shopping Via Sul

Shopping Aldeota

Shopping Center Iguatemi

Shopping Del Paseo

Noite

Aproveite tudo que a cidade oferece

Se o dia em Fortaleza é sempre quente, à noite a cidade ferve. Para quem curte forró, é na Praia de Iracema que fica o famoso Bar Pirata que, segundo a revista norte-americana Time, tem a segunda-feira mais animada do planeta.

Fortaleza também tem diversas opções para curtir uma noite mais calma ou mais romântica. Para saber mais, acesse nosso GUIA no menu acima e divirta-se na capital do Ceará.

Para comer e ao mesmo tempo curtir a agitação, às quintas-feiras a dica é a tradicional caranguejada, programa que atrai à Praia do Futuro turistas e cearenses. A cidade também oferece ótimas opções de restaurantes – desde os internacionais até aqueles de comidas típicas, como a tradicional peixada cearense.

Dia

Dicas para se divertir na capital do Ceará

Com uma temperatura média de 27º C, sol “365 dias por ano” e 30 km de litoral, não precisa pensar muito para entender que o melhor a fazer na cidade de Fortaleza é curtir a praia.

A Praia do Futuro, a menos de dez minutos do centro da cidade, é a mais extensa da capital e freqüentada sobretudo por banhistas. O local é repleto de barracas que oferecem bons serviços de apoio, cadeiras, boa música e, principalmente, bebidas bem geladas e petiscos deliciosos.
Acesse o canal GUIA, no menu acima, para obter mais informações sobre as barracas da praia do Futuro.

Além de conhecer os pontos turísticos, o artesanato e curtir a praia, outra ótima pedida é saborear a culinária local. A cidade oferece uma grande diversidade de restaurantes, desde a culinária internacional até os especializados em frutos do mar.

Apesar da brisa, faz sempre muito calor em Fortaleza. Se você estiver passeando pelo calçadão da Beira Mar, aproveite para se refrescar com os diversos sabores de frutas regionais e naturais da Sorveteria 50 Sabores (av. Beira Mar, 2892). No final da tarde, vá até a Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, para conferir um belíssimo pôr do sol. Fazer um passeio de escuna pela orla de Fortaleza também é um passeio delicioso. As embarcações partem da praia do Mucuripe.

Mapa da mina

Telefones úteis para sua viagem

Aeroportos

Aeroporto Pinto Martins

Tel. tel. (85) 3392.1200

bit.ly/AeroportoPintoMartins

Rodoviária

Terminal Rodoviário João Tomé

Tel. tel. (85) 3230.1111

bit.ly/RodoviariaFortaleza

Bancos e casas de câmbio

Tel.

Visualize no mapa



Exibir mapa ampliado

Dicas do Turista

Ja foi neste lugar? Deixe aqui sua dica