Viva o Centro: visitas imperdíveis por Mauricio Cals

fev 23, 2010
Mauricio lista seus prédios preferidos no centro da cidade | foto: divulgação

Mauricio lista seus prédios preferidos no centro da cidade | foto: divulgação

por Izabel Gurgel e Kiko Bloc-Boris, da equipe TJA

O arquiteto Mauricio Cals (Universidade Federal do Ceará), defendeu junto ao Institut d’Urbanism de Paris a tese “A Praça do Ferreira – Evolução Histórica de um Espaço Livre no Nordeste do Brasil”. Fotógrafo e artista plástico, com formação no Senac/São Paulo, Museu de Arte Moderna e Parque Lage/Rio de Janeiro, ele lista abaixo alguns prédios de sua preferência no centro de Fortaleza.

1. Igreja do Colégio da Imaculada Conceição (Pequeno Grande). Toda importada
2. Colégio Justiniano de Serpa, em frente ao Colégio da Imaculada. O pátio interior é muito interessante
3. Cidade da Criança
4. Igrejinha do Rosário e o entorno, a Praça General Tiburcio (dos Leões), Museu do Ceará, imperdível. O Prédio do Hotel Brasil atrás do Museu do Ceará
5. o prédio da Caixa Economica (eclético, antiga Rotisserie) e o prédio do l’Escale (art nouveau) na Praça do Ferreira, o self-service é ótimo
6. Hotel Excelsior, Farmácia Oswaldo Cruz, Prédio do São Luiz e Prédio da Seguradora Sul América, esquina da Floriano Peixoto
7. Palacete Guarany, na Barão do Rio Branco e a Praça dos Mártires ( Passeio Público) com seu entorno, Santa Casa e Forte Nossa Sra. da Assunção, da Catedral oscvitrais, só os vitrais, a arquitetura é maneirista sem muito valor
8. a EMCETUR, antiga Cadeia Pública
9. Estação da Rede Ferroviária João Felipe
10. Theatro José de Alencar, com visita guiada…o foyer é lindo!
11. Cemitério São João Batista, existem algumas sepulturas que valem a pena dar uma olhada e refletir como os hábitos mudam, até o de enterrar seus mortos
12. Colégio Liceu
13. Uma casa art nouveau, no começo da Francisco Sá, que hoje é um centro de restauração
14. Igreja do Carmo, com seu teto pintado por Ramos Cotoco, boêmio e artista do começo do século passado

Viva o Centro! Passeio de Bicicleta
Domingo, 28 de fevereiro, a partir das 15h na Praça e Theatro José de Alencar. Aberto ao público. Gratuito. Para todas as idades. Menores de 16 anos devem estar acompanhado dos pais ou responsáveis autorizados. Se você não tem uma bicicleta à mão, pode contar com o serviço de aluguel no local: só R$ 10,00.  Saiba mais: pauloprobo@yahoo.com.br

Leia todas as notas sobre o Centro de Fortaleza

Comentários

Deixe aqui seu comentário

1

Celso Holanda

março 8, 2010 às 16:53

Como o Maurício Cals sou um apaixonado pelos prédios antigos de fortaleza. Pena que tão poucos tenham sobrevivido a falta de conservação e zelo do nosso patrimônio histórico e a fúria da especulação imobiliária.
Gostaria muito de entrar em contato com o Maurício, trocar opiniões e idéias com ele e adquirir o livro que o mesmo lançou alguns anos atrás sobre as fachadas de casas antigas do centro de Fortaleza.
Se vocês puderem me informar um fone para contato ou e-mail ficaria muito grato.
Atenciosamente,
Celso.

2

Beatriz

março 9, 2010 às 15:01

Esse roteiro do centro de fortaleza é imperdível!
parabéns maurício pela dica. os cearenses e os turistas devem conhecer de perto a nossa história.
bjos Bia.

3

Maria de Lourdes

março 9, 2010 às 15:04

Se eu ainda pudessee teria ido a este passeio.

O que eu tenho pena é de não limparem a praça José de Alencar, tem tambem a igreja do Patrocinio e de casa lado da praça fazer um comercio decente de artesanato e quiosques com comidas tipicas.

bjs Tia Malude

4

Inês Uchoa

março 9, 2010 às 15:07

Oi Mauricio, tudo bem? Estou em Resende, adorei o roteiro do centro, quando chegar ai, vou convidar o Zeuxis para passearmos aos domingos de bicicleta, certo? abraços. Inês

5

Fatima Oliveira

março 9, 2010 às 15:08

Oi Maurício, seu danadinho. Você está sempre com novidades. não é?
Adorei o roteiro. Estou com saudades. Beijos.

6

Izabel

março 9, 2010 às 15:10

cara maria de lourdes,

Sim, a precariedade do espaço público no entorno do theatro josé de alencar – tja é uma lástima. trabalho de terça a domingo no tja, vivo a experiência de ver o centro limpo, silencioso, com calçadas livres aos domingos, por exemplo. sei que um outro centro é possível.

eM JANEIRO DE 2009, A PREFEITURA DE FORTALEZA RETIROU OS FEIRANTES DA PRAÇA JOSÉ DE ALENCAR E FEZ INTERVENÇÕES: RECUPEROU O PISO, REPLANTOU CANTEIROS E EM JUNHO INSTALOU ILUMINAÇÃO. AGORA EM FEVEREIRO, ATRAVÉS DA SECRETARIA DO CENTRO – SECRETÁRIA LUIZA PERDIGÃO -, A PREFEITURA DE FORTALEZA RETIROU AS BANCAS DE REVISTA DA CALÇADA DO TJA – RUA GENERAL SAMPAIO. É uma ação que nos faz acreditar que é possível, sim, viver uma outra experiência de cidade sem sair de fortaleza.

precisamos e queremos mais. como moradores da cidade, sobretudo.
agradecemos sua mensagem,

Izabel

7

kiko

março 10, 2010 às 18:17

Caro Celso holanda, por favor me envie e-mail para kikobb@gmail.com, que lhe repasso o contato do mauricio cals, e assim podem trocar iéias mais diretamente.

grato, abraços, kiko bloc-bros

8

Gerardo Martins Carneiro Junior

março 22, 2010 às 19:33

” Ainda bem que foi vce que também igual a mim se lembrou do centro. ”Qualquer dia lhe convido para um pastel com caldo de cana no ”leão do sul”. parabens amigão.

9

Mauricio Cals

março 22, 2010 às 21:37

O meu e-mail é: mqcals@hotmail.com

10

Nilza Silva

dezembro 4, 2010 às 00:02

Oi, Mauricio,
Sou guia de turismo e também professora do curso de turismo de uma escola profissionalizante. Sou apaixonada por cultura, história e especialmente história da arte.
Sempre levo meus alunos ao centro e fico dividida entre a satisfação de mostrar as belezas deste roteiro que voce sugere e a tristeza de ver os prédios tão mal cuidados.
Parabéns pela iniciativa.

11

Claudia

abril 11, 2011 às 12:38

Oi, Mauricio
Eu trabalho na Academia Cearense de Letras e precisava de seu endereço para enviar o convite do lançamento do livro da escritora inez figueredo.

12

ilka helena barroso

fevereiro 17, 2012 às 19:27

moro no rio de janeiro, mas sou cearense e sinto mil saudades de minha fortaleza. e te convido gerardo para um pastel de queijo no leao do sul.

13

Dulce Maria Silva

outubro 27, 2012 às 15:19

Mauricio, foi muito bom revê-lo hoje dia 27 na tv União. Vc continua bonito,charmoso e um gentleman até no seu jeito de falar. Como vc amo alguns casarões antigos, gosto de admirar. na tv ceará vejo suas lindas fotos. parece quanto mais conhecemos outras culturas mais valorizamos o antigo e o belo. gostei da sua sugestão de colocar nas livrarias um local só para os autores cearence. Bjus!!!Dulce. sua Fã

_120x600_CGH_SDU.jpg
Instagram