Viva o Centro: rogai por nós

dez 18, 2009

Pintura de Ramos Cotôco no teto do altar da Igreja de N. Sra. do Carmo em dia de "Concertos Solidários", com participação do músico Jorge Santa Rosa | foto: Jacques Antunes

Pintura de Ramos Cotôco no teto do altar da Igreja de N. Sra. do Carmo em dia de “Concertos Solidários”, com participação do músico Jorge Santa Rosa | foto: Jacques Antunes

por Izabel Gurgel e Kiko Bloc-Boris, da equipe TJA

A Igreja de N. Sra. do Carmo, no Centro de Fortaleza, vale uma visita quer você tenha ou não crença religiosa. É uma caixinha de música, branca por fora, com mosaicos e outros detalhes por dentro. A pintura no teto do altar é de Raimundo Ramos Filho, o Ramos Cotôco (1871-1916) dos Cantares Bohemios, também pintor de parte das ornamentações do Theatro José de Alencar. Lembra a promessa feita pela divindade aos fiéis que usassem o escapulário: ela própria salvaria suas almas.

Todo dia 16, de janeiro a dezembro, tem bênção de escapulário. É mais festiva dia 16 de julho, Dia do Carmo, celebrando a aparição da Virgem Maria a São Simão Stock e a instituição do escapulário. Nos dias 13 de maio e de outubro, quase à Hora do Angelus, é de lá que sai o cortejo para percorrer o Centro em direção à Igreja de N. Sra. de Fátima, no  vizinho bairro de mesmo nome. Ao longo da procissão, destaque para os altares improvisados ou diversamente elaborados ao longo de toda a rua Barão de Aratanha.

Viva o Centro! Igreja do Carmo
Praça do Carmo, s/n, av. Duque de Caxias entre as ruas Barão do Rio Branco e Major Facundo, (85) 3253.1489. Terça à sexta: missa às 7h30 e 17h; pela manhã, aberta até 11h, reabre às 15h e fecha depois da missa; sábados: missa às 7h30, 15h30 e 17h30; domingos: missa às 8h, 10h, 17h e 18h30. Nos finais de semana, abre e fecha em função do horário das celebrações. Missas nos dias 16 para imposição e bênção dos escapulários: 7h30, 12h e 17h. Saiba mais sobre N. Sra. do Carmo e a devoção ao escapulário:
www.cot.org.br/igreja/escapulario.php


Leia todas as notas sobre o Centro de Fortaleza

Comentários

Deixe aqui seu comentário

1

Jana

dezembro 29, 2009 às 11:20

Troquemos figurinhas!

http://www.fortalezanocentro.com.br

_120x600_CGH_SDU.jpg
Instagram