Viva o centro: livro “A bailarina fantasma” conta histórias do Theatro José de Alencar

jan 22, 2010
Sofia Amorim (a Anabela do livro) e Larah Nobrega | foto: divulgação

Sofia Amorim (a Anabela do livro) e Larah Nobrega | foto: divulgação

por Izabel Gurgel e Kiko Bloc-Boris, da equipe TJA

Um lugar tão vivo é cheio de histórias de morte e de mortos. O centenário Theatro José de Alencar tem, como outros grandes teatros como os municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo, um elenco de fantasmas. O mais citado é A Bailarina, que surge em relatos e narrativas de trabalhadores e públicos de várias épocas do TJA.

É a partir d’A Bailarina Fantasma que a jornalista e escritora Socorro Acioli conta sobre a construção do José de Alencar. A Bailarina Fantasma (Ed. Biruta, São Paulo) será lançado quarta, dia 27 de janeiro, no próprio TJA. O lançamento começa às 16h, horário da última visita guiada, que será conduzida pela autora, cruzando os caminhos com trechos do livro. E vai até às 20h, entre broas e bulim (quitutes brancos muito comuns nas ruas do Centro). Ao longo do ano, será lido na íntegra em sessões públicas, por vários leitores, anônimos e célebres, convidados e voluntários.

O livro é também um passeio pela Fortaleza do final do século 19 – começo do século 20, a cidade cujo núcleo urbano mais denso se concentrava entre as atuais avenidas Dom Manoel, do Imperador e Duque de Caxias. Hoje, a área é o próprio Centro de Fortaleza.


Viva o Centro! A Bailarina Fantasma, de Socorro Acioli.
Lançamento no TJA quarta, 27 de janeiro, das 16h às 20h. Praça José de Alencar, s/n, Centro, telefone (85) 3101.2583  / 2567. Preço do livro: R$ 28.

Vídeo: veja o book-trailer promocional

Leia todas as notas sobre o Centro de Fortaleza

Comentários

Deixe aqui seu comentário

1

nara

setembro 20, 2011 às 00:47

eu li esse livro e adorei muinto,quero mandar um beijo para a autora

2

Ana

outubro 5, 2011 às 00:16

o livro é maravilhoso, a história e linda e envolvente. amei !

_120x600_CGH_SDU.jpg
Instagram