Fortaleza recebe exposição sobre Papangus

mar 12, 2010
Fotos estarão até abril no Theatro José de Alencar | foto: divulgação

Fotos estarão até abril no Theatro José de Alencar | foto: divulgação

De 16 de março a 27 de abril o jardim do Theatro José de Alencar, em Fortaleza, recebe a exposição Papangus, do fotógrafo Nicolas Gondim.

A mostra é resultado de um trabalho de pesquisa sobre os Papangus na cidade de Icapuí. Além dos seis painéis com fotos sobre lona, em dimensões médias de 150 x 100, haverá projeções do trabalho e de outras imagens de Gondim no final da tarde de 17 de março, na primeira terça de abril e em 17 de abril.

Segundo o pesquisador e dramaturgo Oswald Barroso, “Os papangus são como espíritos da floresta, que vão nutrir o sítio do Judas com alimentos apanhados para o grande banquete final. É uma migração de elementos de rituais pagãos ou nativos para uma festa cristã, ou melhor, do catolicismo popular. Antigamente, eles saiam pelas casas pedindo como jejum de hoje, muitas vezes, angu de milho, daí o nome papangu. Eram geralmente ex-escravos ou pequenos sitiantes ou trabalhadores agregados da fazenda. Eles já existem aos montes na Península Ibérica, onde, até hoje, brincam abundantemente. Lá se chamam caretos ou chocalheiros”.

Leia todas as notas sobre o Centro de Fortaleza

Comentários

Deixe aqui seu comentário

_120x600_CGH_SDU.jpg
Instagram