Histórias de Fortaleza

out 27, 2009

Viva o Centro!
Para viver mais o Centro de Fortaleza, a partir de hoje voce acompanha aqui dicas de Izabel Gurgel e Kiko Bloc-Boris, da equipe do Theatro José de Alencar (TJA).

Planta de Fortaleza | foto: divulgação

Planta de Fortaleza | foto: divulgação

O Centro de Fortaleza reúne o maior número de instituições e equipamentos artístico-culturais da cidade. São mais de 30 endereços de museus, espaços expositivos, teatros, centros culturais, bibliotecas e acervos públicos. Todos têm programação ou serviços de acesso gratuito.

Os encontros que o Theatro José de Alencar – TJA realiza entre gestores culturais da área foram batizados de Viva o Centro! Para pensar sobre modos de viver e atuar na região que recebe mais de 350 mil pessoas por dia.

O que se chama Centro hoje era a própria Fortaleza de 1910, ano da inauguração do TJA. Uma cidade em expansão a partir do núcleo em torno da forte de N. Sra. da Assunção – daí o nome Fortaleza.

Conheça mais a história de Fortaleza fazendo uma visita ao Museu do Ceará. A planta do capitão Manoel Francês (imagem acima), século 18, mostra o vilarejo à beira do Riacho Pajeú.

Viva o Centro! Museu do Ceará
Rua São Paulo 51, (85) 3101.2610. www.secult.ce.gov.br
De terça a sábado, das 9h às 17h. Visitação gratuita. Para visita monitorada, agendar previamente.

Leia todas as notícias sobre o Cento de Fortaleza

CATEGORIAS: Dicas > Viva o Centro!

Comentários

Deixe aqui seu comentário