Baseado no clássico de José de Alencar, musical “Iracema dos lábios de mel” estreia em Fortaleza

out 4, 2017
Musical Iracema

Atriz Larissa Goes interpreta Iracema, a virgem dos lábios de mel | foto: Jarbas Oliveira


Da redação

O espetáculo “Iracema dos lábios de mel: o musical” estreia esta semana em Fortaleza, em curta temporada no palco principal do Theatro José de Alencar (TJA), de 05 a 08 de outubro, às 19 horas.

A história do amor proibido entre a índia tabajara Iracema e o guerreiro branco português Martim, criada pelo escritor José de Alencar, tem adaptação assinada pelo dramaturgo e diretor cearense Ilclemar Nunes.

Com elenco formado por 23 jovens atores cearenses, o musical mostra de forma visceral o amor dos protagonistas, que viceja no nascimento do brasileiro fruto dessa miscigenação: o mameluco Moacir, entre as guerras, a paixão, a amizade e os ritos dos índios que habitaram o Ceará.

Ator André Ximenes interpreta o português Martim em “Iracema dos lábios de mel: o musical”  | foto: Jarbas Oliveira

Ator André Ximenes interpreta o guerreiro português Martim em “Iracema dos lábios de mel: o musical” | foto: Jarbas Oliveira

A índia imortalizada no romance de José de Alencar é interpretada pela jovem atriz Larissa Goes, enquanto o ator André Ximenes faz o papel de Martim (figura baseada no real primeiro colonizador português do Ceará, Martim Soares Moreno, que impõe aos índios a cultura civilizadora cristã européia).

O musical traz as nuances todas do livro indianista: as guerras entre as tribos indígenas por domínios geográficos, a chegada do português Martim pelas terras potiguares, a questão do abandono e dos desterros cearenses, até vir à luz o primeiro miscigenado Moacir – fruto do amor entre Iracema e Martim.

Após a curta temporada de lançamento, “Iracema dos lábios de mel: o musical” retornará ao Theatro José de Alencar em 2018 – e também deve seguir em circuito nacional para mostras e apresentações no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília, além de Portugal.

“Iracema dos lábios de mel: o musical”

Rito na tribo, no Musical Iracema | foto: Jarbas Oliveira

O projeto é incentivado pelo VIII Edital Mecenas, da Secretaria da Cultura do Ceará, tem patrocínio do Grupo Zenir e do Expresso Guanabara, com apoio da Câmara de Comércio Brasil/Portugal, do Teatro da Boca Rica e do Teatro Antonieta Noronha.

SERVIÇO: “IRACEMA DOS LÁBIOS DE MEL: O MUSICAL”
Local: Palco principal do Theatro José de Alencar (Praça José de Alencar s/n – Centro)
Quando: De 05 a 08/10/17 (quinta-feira a domingo).
Horário: 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Classificação indicativa: 14 anos.
Mais informações:(85) 3101-2566.

 

CATEGORIAS: Dicas

Comentários

Deixe aqui seu comentário