10 razões para participar das comemorações dos 103 anos do Theatro José de Alencar

jun 15, 2013

por Izabel Gurgel, diretora do TJA

O Theatro José de Alencar, em Fortaleza, chega aos 103 anos no próximo dia 17 de junho e recebe o público para comemorar com programação gratuita. As comemorações se intensificam nos dias 16 e 17 de junho com um piano à entrada e mais de 100 artistas (confira aqui a programação completa do Pianíssimo: TJA 103 Anos). A diretora do TJA, Izabel Gurgel, lista 10 razões para voce não ficar de fora dessa festa.

01. Apreciar o Theatro José de Alencar, considerado um dos mais exuberantes exemplares da arquitetura de ferro no Brasil. Pule o título e olhe com olhos livres. A luz da cidade banha o teatrão o dia inteiro. Na visita guiada, suba ao palco e olhe em direção à praça, com oitizeiros centenários. É tão raro teatro à italiana com vista pra rua que não consigo lembrar de nenhum outro.

TJA: 103 anos em 2013 | foto: Izabel Gurgel

TJA: 103 anos em 2013 | foto: Izabel Gurgel


02. Desfrutar do jardim. São mais de 50 tipos de plantas dos cinco continentes. Você diz ‘verde’ e uma miríade de tons amplia instaneamente sua cartela de cores. Olhe o que está à sua frente e olhe também para o alto. Com o céu de Fortaleza, vira uma pintura efêmera. E não cessa de variar, como a vida.

Cascata verde nos jardins do teatro | foto: Izabel Gurgel

Cascata verde nos jardins do teatro | foto: Izabel Gurgel

03. Ouvir A Orquestra Eleazar de Carvalho tocando Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e saber que a linha entre o que chamamos música da tradição do Nordeste do Brasil e música antiga produzida na Europa vibra através do tempo.

Orquestra Eleazar de Carvalho | divulgação

Orquestra Eleazar de Carvalho | divulgação

04. Ouvir as crianças do Coral Infantil do Colégio Master em um coro de cantiga de roda e saber porque nossos mestres de tradições populares se dizem brincantes.

05. Ficar sob a chuva das pétalas de flores da Hora do Angelus (atração acontece neste segunda, dia 17/06, às 18h).

10 razões para voce participar das comemorações dos 103 anos do Theatro José de Alencar

Chuva de pétalas no aniversário do TJA

06. Ouvir Antônio Souza (foto abaixo), Daniel Sombra, Franklin Dantas e Joana Angélica cantando cinco versões da Ave Maria: Schubert, Gounod, Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno e Luiz Gonzaga.

Solista Antônio Souza se apresenta dia 17 | foto: Lyla Pires

Solista Antônio Souza se apresenta dia 17 | foto: Lyla Pires

07. Dançar com as crianças da quadrilha junina infantil Cai Cai Balão.

08. Ver três pianistas tocando juntos, ao mesmo tempo, um só piano. Michele Lucena, Thiago Callou e Vitor Duarte (foto abaixo) ensinando com graça ‘como viver com o outro’

10 razões para voce participar das comemorações dos 103 anos do Theatro José de Alencar

09. Ver o Coro Euterpe. Moçada cantando Guerra Peixe.

Coro Euterpe | divulgação

Coro Euterpe | divulgação

10. Encontrar motivo para ter vontade de pelejar por uma outra experiência de vida pública, em que velhos teatros não esperem anos por manutenção, velhas praças estejam à altura dos jardins que podem brotar, cidades jovens saibam fazer a travessia do tempo optando pela gentileza onde quer que seja. Sim, faça uma foto tendo ao fundo a thumbergia de mais de 12 metros de altura, a trepadeira que Burle Marx duvidou se subiria tanto.

foto: Jarbas Oliveira

foto: Jarbas Oliveira

 

CATEGORIAS: Dicas > Viva o Centro!

Comentários

Deixe aqui seu comentário